Asma, câncer, exposição a agrotóxicos e excesso de peso são alguns dos temas de projetos que estão sendo apresentados em dois seminários de Avaliação Parcial, que vão até esta sexta-feira, 7. Os coordenadores dos projetos nas áreas de saúde apresentam os resultados de suas pesquisas a membros da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde – parceiros no programa. A rodada de apresentações termina na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, criado para conscientizar a população a cuidar de sua saúde para ter melhor qualidade de vida.
Desde sua criação, em 2003, este programa nacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoiou aproximadamente 3 mil projetos no Brasil e mais de 300 em Santa Catarina, todos acompanhados por avaliações promovidas durante a realização das pesquisas e ao término delas.
Seminários como os desta semana, para avaliação parcial de resultados, criam possibilidades de correção de trajetória e evitam que eventuais distorções sejam detectadas tarde demais, quando recursos públicos já foram desperdiçados, segundo a parecerista Rosani Ramos. “Se até a metade do projeto, o coordenador não atingiu os objetivos propostos, tem um parecerista para avaliar se ele vai dar contar de atingir estes objetivos ou se o recurso foi investido adequadamente”, explica.