No mês de abril, as Unidade Básicas de Saúde de Biguaçu desenvolveram ações do Programa de Saúde na Escola (PSE) voltadas à prevenção da dengue. O tema foi proposto pela Secretaria Estadual de Saúde, já que nesta época do ano é comum o aumento de casos da doença, devido ao período de calor e chuvas.
O PSE um programa do Ministério da Saúde de política intersetorial entre saúde e educação, visando promover orientações em saúde no âmbito escolar. Com a temática da dengue, as equipes de saúde da família percorreram escolas estaduais e municipais realizando blitz educacionais, palestras sobre o Aedes Aegypti e orientações de como evitar a proliferação do mosquito.
“A articulação entre Escola e Rede de Atenção Primária de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras”, explica a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Barbara Cristine Manoel.
O prefeito Ramon Wollinger ressalta que “diante do quadro epidemiológico atual, fica evidente a necessidade de se trabalhar a temática da prevenção ao Aedes aegypti nas escolas, mostrando que o aumento na proliferação do mosquito está associado a diversos fatores como o aumento populacional, condições de saneamento e aumento da adaptabilidade do mosquito”.
“Nesse cenário desafiador, assume grande importância o papel de cada cidadão e da coletividade em contribuir nas medidas de prevenção para identificação e eliminação dos focos do mosquito. As escolas são espaços privilegiados nesse processo de mobilização”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Heron Felicio Pereira.