O município de Antônio Carlos conta, a partir deste mês de abril, com reuniões semanais do (AA). Os encontros são realizados às sextas-feiras, das 19h às 21h, no auditório da Secretaria de Saúde e Assistência Social, na Rua 6 de Novembro, nº 210, Centro. Familiares, amigos e membros da comunidade interessados em ajudar também serão aceitos no grupo.
Segundo a coordenadora de Assistência Social do município, Cleuzete da Costa, a sugestão para o acolhimento do grupo foi da psiquiatra da Unidade Básica de Saúde, Valéria Pereira. O pedido foi prontamente atendido pela secretária Vera Lúcia Conrat da Silveira, que cedeu o espaço do auditório para as reuniões.
Cleuteze informa que a demanda por auxílio aos dependentes está aumentando em Antônio Carlos. “O usuário nunca procura ajuda, mas os familiares que sofrem muito com a situação de ter um alcoólatra em casa nos procuram. Agora podemos encaminhar essas pessoas ao grupo, que oferecerá um acolhimento digno e saberá lidar com a situação”, afirma.
O álcool causa, diretamente ou indiretamente, 200 doenças, que vão de cirrose a câncer de mama. A Universidade Federal do Rio de Janeiro fez um estudo no ano passado em que estimou que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem custo anual de R$ 25 milhões com o tratamento de enfermidades associadas ao alcoolismo.
Daniel Silva / Assessor de Comunicação