O desempenho industrial catarinense já supera o nacional. A produção do setor no Estado, de janeiro a março deste ano, teve alta de 5,2% em relação ao mesmo período no ano passado, enquanto no país, esse número foi de 0,6%. Os dados foram apresentados durante o encontro da Regional Sudeste da FIESC com o Sindicato da Indústria do Mobiliário da Grande Florianópolis (SIMGF), no SENAI de São José.
Ainda de acordo com o Banco Central, de dezembro de 2016 a janeiro de 2017, o índice de atividade econômica em Santa Catarina passou de -2,1 a 4,1, enquanto o brasileiro foi de -4,5 a -0,1. O Vice-Presidente da Regional Sudeste da FIESC, Tito Schmitt, destacou a importância deste cenário para o crescimento da economia. “Santa Catarina está sempre na frente, nós precisamos continuar acreditando no Brasil, que vai dar certo, para reverter essa situação que o país enfrenta hoje”, afirmou.
Henrique Reichert, analista econômico do Observatório da FIESC e um dos palestrantes do evento, avaliou que o crescimento econômico é impulsionado pela confiança do empresário industrial, que alcançou 55,5 pontos em março deste ano, o que estimulou os investimentos.
No encontro também foi apresentado o novo laboratório de marcenaria do SENAI, que foi totalmente reestruturado e atenderá, por ano, cerca de 200 alunos, de oito turmas. “É um embrião do que queremos fazer, a ideia é equiparmos essa instalação com equipamentos automatizados e capacitarmos mão de obra. O resultado é mais eficiência em toda a produção. Hoje, temos muita demanda por essa formação”, explicou o presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário da Grande Florianópolis, Júlio César Ferreira.
Tito Schmitt reforçou que a nova estrutura facilitará a qualificação do trabalhador e a competitividade de todo o segmento. “O SENAI tem desenvolvido um belo trabalho na busca por tecnologias que acrescentem e incrementem os negócios do setor mobiliário, que é muito importante. Apenas na região Sudeste, são mais de 800 fábricas”, afirmou.
A inserção da tecnologia na produção industrial de mobiliário, a mudança no perfil dos consumidores, design estratégico e tendências de mercado foram outros temas abordados na reunião. Mais informações sobre a economia catarinense e do país podem ser conferidas no site www.portalsetorialfiesc.com.br.