A situação das obras do contorno viário da Grande Florianópolis será discutida em audiência pública nesta segunda-feira (19), às 10h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), Jaime Ziliotto, afirma que o debate é mais um passo para que as 40 entidades que representam o Conselho, prefeitos da região metropolitana e a Autopista Litoral Sul, responsável pelos serviços, cheguem a um consenso sobre o projeto criado para o rodoanel.
O Comdes questiona nova proposta apresentada pela concessionária que, segundo laudo elaborado pelo engenheiro Ricardo Saporiti, muda o projeto original e prevê cruzamentos em formato de X entre as pistas, o que pode acarretar acidentes e congestionamentos. “Somos 40 entidades e vamos lutar para que o plano aprovado por todos seja respeitado. Não aceitaremos que seja alterado desta forma”, afirma Ziliotto.
O planejamento para o contorno foi debatido na última reunião do Comdes, realizada no dia 26 de maio desse ano, que contou com a presença do deputado federal Esperidião Amin e do superintendente de Investimento da Autopista Litoral Sul, Marcelo Módulo.
Leia também: Construtora alega prejuízo de R$ 20 milhões em contrato com Autopista para obras no contorno viário
No evento, o Conselho e o deputado Esperidião Amin defenderam que seja mantido o projeto apresentado pela concessionária em 2013 e aprovado por instituições e gestores públicos na época, mas concordaram que é necessário fazer pequenas adequações técnicas devido às mudanças ocorridas na região nos últimos quatro anos. Amin reforçou ainda que é fundamental que nenhuma mudança seja feita sem a aprovação do poder público e das entidades locais.