O município de Biguaçu foi representado no 1º Workshop Novas Práticas no Combate à Sonegação Fiscal, realizado nos 5 a 7 de julho, na sede do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco/SC), em Florianópolis. Na ocasião estiveram presentes cerca de 100 auditores fiscais estaduais e federais de todo o país, sendo que Biguaçu teve o único auditor municipal, Leandro Francisco Torquato, como representante dos fiscos municipais.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria do Estado da Fazenda de Santa Catarina, com apoio do Sindifisco e com participação do Ciga através de seu diretor executivo, Gilsoni Lunardi Albino, do codificador Rodrigo Valceli Raimundo e do fiscal de Tributos do município de Biguaçu – que também é participante da Câmara Técnica Tributária do Ciga (Consórcio de Informática da Gestão Pública Municipal).
Para Torquato, “foi um evento de alto nível, histórico, perfeitamente organizado e com algumas das maiores mentes das fiscalizações tributárias do Brasil, que demonstrou como está se avançando em termos de novas tecnologias e de uma nova visão sobre o combate à sonegação fiscal no país”.
Foram apresentadas as tecnologias dos estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Maranhão e de Santa Catarina, além da Receita Federal do Brasil, de inteligência fiscal e Business Intelligence (BI), como alguns conceitos já utilizados de IoT (Internet das Coisas), já utilizadas nas fiscalizações pelo país.
Ao final do workshop, o auditor da Receita Estadual de Santa Catarina, e coordenador do Grupo de Planejamento e Monitoramento Fiscal da Fazenda de SC (GPLAM/SEF), Luiz Carlos de Lima Feitoza, agradeceu a participação dos municípios, representados pelo Ciga, sendo o fiscal de Tributos Leandro Torquato o único auditor municipal a participar, aos estados participantes e ao governo federal, dando início a uma troca de informações entre todos os entes da federação.