A Delegacia de Polícia Virtual chegou à marca dos 100 mil registros de Boletim de Ocorrência no ano, realizados via internet, no site www.pc.sc.gov.br. São 11 tipificações de crimes e fatos como: acidentes de trânsito sem vítima, perda de documentos, ameaça, entre outros, disponibilizados ao cidadão 24 horas por dia e sete dias na semana.
Até às 15h30 da segunda-feira, 7, a Polícia Civil registrou no Estado 704.098 BOs, contando com todas as tipificações disponibilizadas, nas mais de 400 unidades que fazem registro. Destes, 100.020 foram registrados na Delegacia de Polícia Virtual, o que representa 14,20% de todos os registros do Estado, numa única unidade policial. São 457 registros diários pela Delegacia de Polícia Virtual, ou mais de 19 registros por hora todo dia.
Isso mostra que o cidadão catarinense busca no dia a dia uma maior agilidade e confiabilidade no registro de ocorrências, via internet, do conforto de seu ambiente doméstico ou profissional, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia física. “Após o registro ser concluído na internet, em poucos minutos, o boletim é encaminhado para a delegacia da área, onde ocorreu o fato, para que o delegado inicie os procedimentos investigativos”, explica o gerente da Diretoria de Inteligência, delegado Alfeu Orben.
“Isso nos incentiva a implementar outras tipificações de registros, que estão em fase de estudo, e que serão inseridas gradualmente. Somente será ignorado automaticamente os registros realizados por menores de 18 anos, o local onde ocorreu o fato, a residência e o documento do comunicante forem de outros Estados da Federação. Estamos em constante aperfeiçoamento para melhorar cada vez mais o nosso atendimento na busca incessante na qualidade e eficácia”, concluiu o delegado.