O governador Raimundo Colombo, representantes da Embraer, da Fapesc e da Fundação Certi inauguram na sexta-feira, 25, o Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer (Cete-SC). O ato será realizado às 10h, no prédio da incubadora Celta, localizado no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis.
De acordo com o governador Raimundo Colombo, a instalação do centro da Embraer contribui para que Santa Catarina concentre iniciativas de inovação no segmento aeronáutico. “É um passo gigantesco para entrarmos num setor muito competitivo, que é o aeronáutico. O primeiro passo de uma longa caminhada, em que já temos previsão de trazer para o estado setores importantes desta área”.
Com sete engenheiros da Embraer, o centro vai centralizar a gestão dos projetos desenvolvidos pela empresa em Santa Catarina, que incluem parcerias com empresas privadas e com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).
Resultado de um convênio de R$13 milhões repassados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em 2015, a Certi trabalha em projetos para o desenvolvimento da tecnologia aeronáutica. A Embraer é a primeira das empresas contempladas pela parceria, que pode se estender a outras instituições.
“O Governo do Estado, através da Fapesc, tem procurado apoiar, reforçar e financiar o surgimento de um centro de excelência para o setor aeronáutico no Estado. A Embraer já tem centros pelo país, e a instalação de um em Florianópolis vai criar competência tecnológica e empresarial, empregos e economia para a região”, destaca o presidente da Fapesc, Sérgio Luiz Gargioni.
O superintendente de negócios da Certi, Laercio Aniceto Silva, ressalta que a parceria com a Embraer é fundamental para que empresas catarinenses possam se tornar futuras fornecedoras da indústria aeronáutica. “O objetivo é investir em empresas que já tem uma base tecnológica, para que elas se mantenham atualizadas e tragam cada vez mais desenvolvimento para Santa Catarina, e que outras empresas também possam participar de projetos globais”.
Novo convênio
Durante o evento também será assinado um novo contrato de R$ 5,5 milhões entre a Fapesc e a Certi para dar continuidade ao desenvolvimento de tecnologia em sistemas eletrônicos para uso aeronáutico. O valor deve repassado pelo Governo do Estado, por meio da Fapesc, até 2019.
Serviço:O quê: Inauguração do novo Centro de Engenharia e Tecnologia (Cete-SC)
Quando: 25 de agosto, às 10h
Onde: Km1 da SC-401, Módulo 12, Incubadora Celta, Parque Tecnológico Alfa, Florianópolis.