As 1.073 unidades escolares da rede pública estadual começam, nesta segunda-feira (16), as rematrículas online para os alunos que já frequentam a escola. Até o dia 26 de outubro, os responsáveis podem confirmar as informações disponível no site rematricula.sed.sc.gov.br e garantir a vaga no ensino fundamental e médio e nos Centros de Educação Profissional (Cedup).
“A rematrícula é a intenção da vaga para o ano seguinte na unidade escolar. O cadastro que aparecerá na tela para conferência, refere-se ao ano de 2017 e permite fazer a atualização das informações. A conferência e a validação dos pedidos de renovação serão feitas pela escola”, explica a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco. Para auxiliar pais e alunos no preenchimento esta disponível o manual de rematrícula para o ano de 2018.
A rede estadual de ensino oferece vagas para ensino fundamental anos iniciais e finais, Ensino Médio e educação profissionalizante. No Ensino Médio é possível escolher entre: o Regular, Inovador (ProEMI), em Tempo Integral (EMITI), Integrado a Educação Profissional (EMIEP) ou Magistério.
Ensino Médio Regular (formação geral): Contempla as quatro áreas do conhecimento, trabalhando, principalmente, com as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular.
Ensino Médio Inovador (ProEMI): conta com jornada escolar ampliada, reorganização curricular e integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.
Ensino Médio em Tempo Integral (EMITI): Também trabalha com jornada ampliada e valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes.
Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP): contempla as áreas do conhecimento científico e formação tecnológica, aliando a teoria e a prática. Dessa forma, os jovens estarão habilitados nas diversas atividades do setor produtivo.
Magistério: Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A SED oferece ainda a Educação Profissional, que trabalha com cursos profissionalizantes concomitantes (ao mesmo tempo em que se cursa ensino médio) e subsequentes (após conclusão do ensino médio). Os 18 Cedups oferecem vagas para diferentes cursos.