Dicom – Aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), a premiação dos alunos da EBM Fernando Bruggemann Viegas de Amorim participantes da 20ª Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento nacional tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico e fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins. 30 alunos de Biguaçu receberam as medalhas, sendo uma de ouro, 25 de prata e quatro de bronze.
O evento é realizado desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e desde 2005 tem participação da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com a participação de alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo Brasil. A OBA acontece dentro da própria escola em uma única fase e dentro de um só ano letivo. Não existe determinação do número de participantes por escola e a participação é voluntária.
As provas acontecem no mês de maio em todos os estabelecimentos de ensino cadastrados e consiste em um número variável de questões, dependendo do nível dos participantes. Uma das questões envolve uma atividade prática a ser desenvolvida pela escola.
“A participação dos nossos alunos em um evento tão importante e em nível nacional é muito bom, mas ver que foram premiados com tantas medalhas nos enche de orgulho e traz a certeza que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito Ramon Wollinger.
Paralelo à premiação nacional, aconteceu também a entrega de medalhas para os vencedores da etapa interna da 11ª Mostra Brasileira de Foguetes. A escola realiza a mostra desde 2012 após perceber a necessidade e a importância de despertar a curiosidade científica nos alunos.
Para a diretora da escola, Ana Pimenta Monteiro “a mostra de foguetes é carro chefe da alfabetização científica na unidade, pois envolve tanto os educandos como as famílias que participam ativamente das construções e experimentos anteriores aos lançamentos”.
A secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichel destaca também o envolvimento dos educadores no processo. “O olhar mais apurado sob os educandos fez com que cada educador, inseridos neste projeto, acreditassem na potencialidade e criatividade dos educandos”, finaliza.
Participaram também da entrega das medalhas a diretora de ensino, Kátia Bernadeth Silva, professores e familiares dos alunos.
Confira os vencedores:
20ª Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica
6º Ano IV
Yago Barros de Oliveira – Bronze
8º Ano II
Jussiele Jenifer de Oliveira Witcel – Ouro
Alex Fernando Neves da Silva – Prata
Arthur da Silva Pereira – Prata
Carlos Daniel Jorge – Prata
Daniel Laércio Clemente – Prata
Gabriel Feijó – Prata
Jabes da Costa Silva – Prata
Kailane Godoi Matos – Prata
Kamilly Leal – Prata
Kemilly Vitória Gutzarh Masutti – Prata
Lucas Hudson Dalla Costa – Prata
Luciano Luiz Bonetti – Prata
Nicolas Cauã Silva – Prata
Paloma Rossa dos Santos – Prata
Raquel Nunes de Oliveira – Prata
Vitória Ferreira de Sousa – Prata
9º Ano I
Carlos Eduardo Teixeira de Pieri – Prata
Diogo Araujo Martinha – Prata
Hugo Lacerdo Martins – Prata
Ismael Luciano – Prata
Lucas dos Passos Farias – Prata
Ricardo Gilson Mendes – Prata
Robson Diego de Maia – Prata
Braian Mateus dos Santos – Bronze
Danielly Steiner – Bronze
Loren Padilha de Souza – Bronze
9º Ano II
Edenilson Leonel Nascimento Junior – Prata
João Victor Savi Victoriano Werlich – Prata
Vitor Rafael Sousa Kammer – Prata
11ª Mostra Brasileira de Foguetes
7º Ano IV – Medalhas de Ouro
Gabriel Pereira Santana
Gustavo de Amorim Frutuoso
Vitória Cardoso Correa
8º Ano II – Medalhas de Prata
Carlos Daniel Jorge
Daniel Laércio Clemente
Gabriel Feijó Goulart
Lucas Hudson Dalla Costa
6º Ano I – Medalhas de Bronze
Gabrielly Teixeira Rodrigues
José Filipe
Julia Paz Martins
Mirian Padilha Medeiros