Da Carsale
Em 2016, a Fiat deixou de fabricar e importar diversos modelos para iniciar a renovação de seu portfólio no Brasil.
Modelos bem-sucedidos como Palio e Punto saíram de cena para dar lugar ao Argo, enquanto carros defasados e versões com baixo volume de vendas de outras marcas também saíram de linha.
Veja abaixo os carros que deram adeus ao mercado brasileiro em 2017:
Volkswagen CrossFoxAgora com apenas duas versões (Connect e Extreme), a linha Fox foi enxugada para se enquadrar à nova estratégia de compactos da Volks. O CrossFox deixa de existir para não invadir a faixa de preços do novo Polo. O modelo será substituído até 2020 por um crossover derivado da plataforma MQB A0.
Volkswagen SpaceCrossA versão aventureira da perua derivada do Fox saiu de linha por conta do baixo volume de vendas, prejudicado pelo preço elevado (chegava a custar cerca de R$ 100 mil com todos os opcionais) e pela invasão dos SUVs compactos.
Volkswagen Golf Comfortline 1.6 MSI Embora a fabricante não confirme o fim da produção, a versão nem aparece mais no configurador de veículos no site da marca. A variante equipada com o motor 1.6 16V de 120 cv nunca vendeu bem e foi criticada por entregar desempenho abaixo do esperado para um carro da categoria do Golf.
Volkswagen CC A variante cupê de quatro portas da geração anterior do Passat não é mais oferecida por ter saído de linha na Europa, onde foi substituída pelo Arteon. O novo modelo ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.
Volkswagen Fusca Além de vender pouco por aqui, o Fusca sairá de linha este ano no México, onde é produzido, para liberar espaço na fábrica de Puebla à linha de produção da nova geração do SUV Tiguan – que será vendido no mercado brasileiro em 2018.
Volkswagen Tiguan O SUV ainda aparece no configurador do site da Volks, mas fontes ligadas a concessionárias da marca dizem que restam poucas unidades nos estoques das lojas. O Tiguan atual será substituído no ano que vem pelo Tiguan Allspace, versão de sete lugares da nova geração que será importada do México.
Fiat Palio Depois de 21 anos, o compacto que já foi líder de vendas no Brasil deixa de ser produzido – a segunda geração, de 2011, também foi descontinuada na Argentina. O veterano modelo foi substituído de vez pelas versões 1.0 do Uno e pelo novato Argo.
Fiat Punto Outro modelo que saiu de cena para dar lugar às versões intermediárias e topo de linha do Argo no processo de renovação de portfólio da Fiat na América Latina.
Fiat Grand Siena Attractive 1.4 e Essence 1.6 As versões intermediária e topo de linha sairam de linha para dar lugar ao Cronos, a variante sedã do Argo. Mas a Fiat garante que produzirá o Grand Siena Attractive 1.0 até 2019.
Fiat Weekend
No mercado há exatos 20 anos, a Weekend (lançada com o prenome Palio) até chegou à linha 2018 nas versões Attractive 1.4 e Adventure 1.8, mas veio perdendo espaço nos últimos anos por conta do projeto defasado e da chegada de novos modelos, principalmente dos SUVs compactos, que tomaram o espaço das peruas – soma-se a isso os preços nada convidativos ao consumidor.
Fiat Doblò
Já o Doblò sai de cena após 15 anos. O furgão, que ainda está na linha 2017, vinha sendo oferecido apenas nas versões Essence e Adventure, ambas com motorização 1.8. Atrasado duas gerações em relação do modelo europeu, o Doblò brasileiro perdeu apelo diante das novidades do mercado nos últimos anos. Os preços variando entre R$ 82 mil e R$ 90.900 também determinaram a aposentadoria do modelo.
Renault Fluence Confortável e bem equipado, o modelo nunca incomodou a concorrência no segmento de sedãs médios. Reconhecendo a supremacia da dupla japonesa Toyota Corolla e Honda Civic na categoria, a Renault deixa de importar o Fluence da Argentina – ainda sem um substituto à vista.
Chevrolet Captiva Lançado em 2008, o SUV deu lugar ao moderno Equinox, feito sobre a plataforma do Cruze e equipado com um eficiente motor 2.0 turbo de 262 cv.
Citroën C4 Lounge Origine THP A versão de entrada tinha preço atraente, mas ficava devendo os itens de conforto e conveniência da variante intermediária Tendance. Sem contar que quase ninguém compra sedã médio com câmbio manual hoje em dia no Brasil.
Chery Tiggo O primeiro carro chinês a oferecer câmbio automático no Brasil deixou de ser importado do Uruguai para dar lugar à nova geração, que começou a ser feita em Jacareí (SP) para estrear em 2018.
Hyundai Tucson Embora ainda figure no site da Hyundai-CAOA e a fabricante insista que o modelo lançado em 2005 ainda é feito em Goiás, o SUV é figura rara nas concessionárias da marca. Pelo menos nas lojas consultadas pelo Carsale em São Paulo, os vendedores dizem que não recebem o Tucson há meses. O modelo, que já esteve entre os SUVs mais vendidos do país, atualmente ocupa a 15ª posição no ranking de vendas da categoria com menos de 500 unidades comercializadas por mês em 2017.
Hyundai i30 Líder do segmento em 2010, o i30 ajudou a alavancar a imagem da marca coreana no Brasil, apostando em visual atraente e bom custo-benefício. A segunda geração do hatch médio, no entanto, chegou ao país muito cara e não conseguiu repetir o sucesso do modelo anterior. Concessionárias consultadas pelo Carsale disseram que a Hyundai-Caoa interrompeu as importações do modelo em 2016 e que não há previsão de trazê-lo de volta – nem mesmo a nova geração, lançada na Europa no ano passado. Além das vendas fracas, o mau momento do segmento de hatches médios no país não valem, por enquanto, algum investimento da empresa.
Fotos: Divulgação