O presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Valter José Gallina, informou na manhã desta segunda-feira (5), ao vice-prefeito de Biguaçu, Vilson Norberto Alves (PP), que a nova adutora de 1,2 metro de diâmetro construída em 2017 para reforçar o abastecimento de água na Grande Florianópolis começará a atender ao município. “Hoje à noite entra em funcionamento a adutora de 1200 mm que abastecerá Biguaçu e as partes mais altas de São José. Com essa nova rede resolveremos o problema de abastecimento nessas regiões que sempre sofreram com a falta de água”, garantiu Gallina.
A nova tubulação foi construída para reforçar o sistema de abastecimento dos rios Pilões e Cubatão, com investimento de R$ 20 milhões. Ele também informou que, no mês de março, deverá acontecer processo licitatório para construção de mais um reservatório de 2,5 milhões de litros no Jardim Janaína, com investimento de R$ 3 milhões, e que permitirá o abastecimento caso ocorra algum problema na rede.
Vilson esteve com Gallina protocolizando ofício para que a Companhia implante rede de abastecimento de água na localidade da Estiva. O bairro, situado na região Norte do município, receberá obras de pavimentação de ruas e a instalação antecipada dos canos permitirá que a via não seja danificada e nem sofra intervenção quando o pavimento estiver pronto.
O vice-prefeito também pediu que a companhia autorize o depósito financeiro referente às primeiras medições do convênio 765/2017, para a recuperação de ruas que foram danificadas com as obras de esgoto, e a repavimentação das ruas Lucidoro Bernardino da Cruz e Tenente Germano Pacheco, na Praia João Rosa. Ainda sobre as obras de esgoto, o município busca junto à Casan a retomada das obras que foram paralisadas por determinação judicial. Segundo a assessoria jurídica da Companhia, falta apenas a autorização do juiz, uma vez que todas as pendências e documentação solicitada foram entregues.
“A recuperação das ruas danificadas está acontecendo após muitas reuniões, idas e vindas e após a parceria firmada entre a Casan e a Prefeitura. Queremos que o reinício das obras seja breve, não podemos mais esperar por essa obra tão importante que trará mais saúde e qualidade de vida para os biguaçuenses”, comentou o vice-prefeito.
Na ocasião do encontro, Vilson falou da complementação das obras da macrodrenagem urbana em Biguaçu, que aguarda liberação do Ministério das Cidades para que seja licitada e executada. Gallina parabenizou o município pela obra.
“Biguaçu está de parabéns por essa grande obra que foi a macrodrenagem. Com as chuvas do mês de janeiro e que atingiram muitas cidades, Biguaçu ficou longe dos noticiários e de grandes problemas causados pela chuva”, comentou Gallina.
*Com informações da assessoria