Diariamente, mais de 700 trabalhadores, cerca de 150 caminhões e 30 escavadeiras, tratores e máquinas pesadas estão na ativa para transformar em realidade o Contorno Viário da Grande Florianópolis. A nova rodovia que surge na região metropolitana da capital de Santa Catarina está sendo construída com o objetivo de desviar o tráfego de longa distância que atualmente passa pela BR-101, entre Biguaçu, Florianópolis, São José e Palhoça. Os estudos realizados preveem uma redução de aproximadamente 20% na intensidade de veículos, principalmente de caminhões pesados que viajam entre os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, via litoral catarinense.
Para isso, a Autopista Litoral Sul está construindo em 36 dos 50 quilômetros do contorno e atuando para iniciar novos lotes no trecho Sul, localizados em Palhoça. Hoje, em todos os locais onde é possível construir a concessionária está trabalhando (locais onde há acesso às áreas com as desapropriações já concluídas, aprovação de projetos e emissão de licenças etc.).
Em Biguaçu, que tem o total de 23 dos 50 km que compõem a nova rodovia, entre as obras em execução estão as chamadas obras de arte especiais, como pontes e passagens de nível (passagens superiores e inferiores para passagem da comunidade). Além disso, serviços como terraplenagem, geodreno e colocação de manta geotêxtil estão em pleno desenvolvimento.
Os trabalhos foram intensificados nos últimos meses, conforme explica Marcelo Modolo, engenheiro civil e Superintendente de Investimentos do Contorno. “O ritmo dos trabalhos é muito bom e estamos executando fortemente os serviços de terraplanagem. Nestes 19 quilômetros de obras iniciados em fevereiro de 2017 já movimentamos mais de 124 mil m³ de rocha, 220 mil m³ de areia e 800 mil m³ de aterro, o equivalente a aproximadamente 120 mil caminhões”, completa Modolo.