Um caso lamentável de racismo terminou de maneira inusitada. O atacante Iury, de 22 anos, revelado pelo Avaí e vendido em 2017 ao do Zorya Luhansk, ouviu insultos ofensivos por parte da torcida do Vorskla Poltava, em duelo pelo Campeonato Ucraniano. Ao anotar o segundo gol na vitória por 3 a 0, o jogador imitou um macaco, uma resposta a quem o ofendia minutos antes.
A ESPN Brasil trouxe a história nesta segunda-feira (26), e a reportagem do UOL Esporte conversou com o jogador sobre o ocorrido. Iury ignorou as ofensas até anotar um golaço de bicicleta. Ao ver a bola na rede adversária, o brasileiro não teve dúvidas de responder ao racismo de maneira irônica.
“Ouvi os insultos um pouco antes de fazer o gol; alguns torcedores imitaram macacos. Ali na hora veio em mente imitar o macaco e comemorei assim. Estavam fazendo o macaco e respondi como macaco”, disse o atacante.
Iury ouviu os primeiros insultos minutos antes. Ao buscar a bola após um escanteio, o atacante ex-Avaí se aproximou da torcida adversária. Alguns começaram a imitar o som de um macaco, o que obviamente incomodou o jogador.
“Chamei o juiz e até coloquei a mão no ouvido para ele entender o que estava tentando dizer. O árbitro disse que iria relatar na súmula e ficou por isso. Vamos ver”, contou o jogador brasileiro, que chegou há oito meses no futebol ucraniano.