Moradores da comunidade da Rússia promoveram reunião com o prefeito Ramon Wollinger, com o vice-prefeito Vilson Norberto Alves, com representantes da Autopista Litoral Sul e da Salini Impregilo – ambas responsáveis pelas obras do Contorno Viário da BR-101. O encontro na tarde de quarta-feira (14) aconteceu na Prefeitura de Biguaçu e o objetivo foi cobrar das empresas que executam obras na região a manutenção das ruas e estradas que estão sendo danificadas com o trânsito pesado de caminhões e máquinas.
A estrada geral da comunidade tem um trecho de 1.300 metros pavimentado com lajotas. A via continua sem pavimentação até a SC-407, no bairro Santa Catarina. Além desses trechos, há uma estrada secundária fazendo a ligação com o município de São José e que tem grande tráfego de caminhões de empresas da região que transportam barro e pedra de jazidas.
“Queremos que as empresas auxiliem a Prefeitura na manutenção dessas vias que foram prejudicadas após o início das obras. Temos projeto para asfaltar a Estrada Geral da Rússia, mas não podemos iniciar enquanto o contorno não for concluído. Enquanto isso vamos continuar realizando a manutenção, mas queremos uma contrapartida da Autopista e da Salini”, comentou o prefeito Ramon.
O primeiro trecho, hoje pavimentado com lajotas, deverá ser substituído por asfalto. A Prefeitura tem um projeto com convênio aprovado na Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e a proposta está em análise para posteriormente seguir para licitação. Os projetos para pavimentação do segundo trecho estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Participativa e deverão ser executados após a construção de um túnel previsto no contorno viário.
Após ampla discussão dos problemas que a comunidade vem enfrentado, ficou definido a elaboração de um cronograma para recuperação dos trechos pavimentados que estão danificados e também da estrada sem pavimentação. As empresas realizarão ainda um estudo de viabilidade para que os veículos pesados transitem em vias exclusivas da obra, evitando assim a danificação das estradas municipais.
Participaram da reunião o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi), Gabriel Arthur Loeff, o vereador Elson João da Silva, os engenheiros da Autopista Litoral Sul, Tiago Tibiraçá e Paulo Ruwer, e da Salini Inpregilo, Wilmar Muller.