O alagamento nas vias públicas de Biguaçu ocorrido na manhã do último sábado, dia 31 de março, repercutiu na tribuna da Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira (2). A maioria dos vereadores que usaram do microfone durante as falações apontou que as ruas e avenidas da cidade ficaram cheias principalmente por causa da falta de manutenção nas galerias para escoamento da água.
A vereadora Magali Eliane Pereira Prazeres (MDB) pontuou que a macrodrenagem funcionou durante a forte chuva daquele dia, caso contrário a enchente teria sido maior. No entanto, ela apontou que a atual administração não estaria fazendo a devida limpeza dos canais. “No meu ponto de vista, o maior problema hoje é a falta de manutenção nas galerias e nos bueiros. Na rua João Luiz Pacheco, no Carandaí, por diversas vezes eu já solicitei a limpeza e manutenção nos bueiros, que estão entupidos, cheios de areia”, relatou a parlamentar.
O vereador Nei Cunha (PPS) elogiou o ex-prefeito José Castelo Deschamps (PP) pela construção da obra, avaliou que a chuva de sábado foi torrencial, e apontou problemas em um ponto específico, na rua João Luiz Pacheco. “Realmente a chuva foi forte, mas qualquer chuva que dá, ali alaga. Eu acredito que a tubulação esteja obstruída. Tem que ser feito alguma coisa urgente, para poder escoar a água daquela rua quando chove”, cobrou.
O vereador Ednei Müller Coelho, o “Patê” (DEM), disse que fez uma indicação para que a Secretaria de Obras faça manutenção em algumas galerias e valas para escoamento de água da chuva. “A Prefeitura já começou hoje a abrir algumas valas para dar mais escoamento às águas. [O alagamento] tem a ver com lixo que se joga nas ruas, com areias de construções que correm para a tubulação, tudo isso contribui. No Vendaval não ocorriam alagamentos há cerca de sete anos, desde a construção da macrodrenagem, mas do ano passado para cá está ficando preocupante de novo”.
Mais: Ruas voltam a ficar alagadas em Biguaçu com fortes chuvas; veja vídeo
O presidente da Câmara, Marconi Kirch (DEM), disse que a chuvarada foi muito forte, que chegou a passar enxurrada sobre a BR-101, na região do bairro São Miguel. “Se não tivesse a macrodrenagem estaria tudo embaixo de água. Foi muita água em um curto espaço de tempo. Logicamente que a questão dos lixos nos bueiros contribui. Sobre os pedidos de vários vereadores de limpeza nas galerias, é óbvio que precisa ser feito, mas nesse final de semana houve uma série de coincidências que causou esse alagamento em vários pontos de nosso município”.
Prefeitura inicia manutenção
Na tarde de ontem, máquinas da Secretaria de Obras iniciaram limpeza de valas e canais nos bairros Bom Viver, Universitário e Vendaval. “Esta ação de limpeza é realizada constantemente pela Prefeitura, mas tem sido intensificada nestes primeiros meses do ano, período de chuvas e trovoadas. A ocorrência de chuvas torrenciais junto com a alta da maré no último sábado causou o alagamento de algumas localidades, o que motivou uma força tarefa de várias secretarias e Defesa Civil Municipal para minimizar o risco de novas ocorrências”, diz trecho de publicação na página da Prefeitura de Biguaçu.