Veruska Tasca – Um projeto bem-sucedido em uma prefeitura catarinense poderá ser aplicado em demais municípios de todo o Estado. O Banco de Boas Práticas, da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), coordenado pelo Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), passará a recolher experiências de sucesso e incentivar a troca de informações. O programa será lançado durante o Congresso de Prefeitos, de 11 a 14 de junho, no Centrosul em Florianópolis.
“Buscamos verdadeiras experiências práticas que nascem de bons projetos na saúde, na educação, na assistência social ou em outras áreas da administração pública. Projetos e ações que podem facilmente se adaptar a outros municípios, independentemente do seu tamanho”, destaca o presidente do CIGA e prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann.
Ele citou o exemplo do seu município, localizado no meio-oeste catarinense. Lá, os alunos das séries finais do ensino fundamental das escolas municipais têm a oportunidade de experimentar algumas profissões no contraturno escolar. A iniciativa está mudando a vida desses jovens com idade entre 11 e 17 anos. “São seis anos de cuidado com os jovens, de ensino tecnológico, de preparo para o mercado de trabalho e para a geração de novos negócios. O projeto contribui significativamente para o desenvolvimento da cidade”, explica Diersmann.
Em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, uma iniciativa está fazendo a diferença. O projeto Tubarão 180º é um plano de desenvolvimento criado para transformar a cidade até 2050. Considera os indicadores globais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), renda, educação, e busca traçar metas para incrementar programas nas áreas de inovação, emprego e renda, saúde, mobilidade, sustentabilidade, segurança, educação e empreendedorismo. “Estamos planejando Tubarão a partir dos três eixos de mudança que estão alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, explica o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.
Essas são duas das experiências que já fazem parte do Banco de Boas Práticas e que estarão disponíveis para todas as prefeituras de forma permanente. “Essa é uma forma que encontramos para permitir o compartilhamento entre os gestores daquilo que de melhor vem sendo desenvolvido dentro das administrações municipais, além de reconhecer e incentivar os servidores que se engajam na melhoria dos serviços públicos”, ressalta o presidente da Fecam, Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí. O lançamento será no dia 13/6, na solenidade de abertura do painel “Cidades Inteligentes”, às 14 horas, no Centrosul.
Como participar?
Os municípios que tenham bons exemplos podem cadastrar seus projetos pelo endereço boaspraticas.ciga.sc. gov.br. As práticas destacadas e que estejam em consonância com os temas do Congresso de Prefeitos serão selecionadas para a apresentação durante o evento, mas todas inscritas farão parte do Banco.
Serão selecionados para o Congresso os cadastrados até o dia 30 de maio. No entanto, os cadastros posteriores a essa data também integrarão o Banco de Boas Práticas do Sistema Fecam. As inciativas precisam ser desenvolvidas em órgãos e entidades dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais de Santa Catarina.