O oficial de Justiça Christian Prazeres Santos notificou, na manhã desta terça-feira (29), grevistas que estão no entroncamento da SC-407 com a Estrada Geral da Rússia, em Biguaçu, sobre a liminar concedida na noite de ontem pelo juiz Yannick Caubet, mandando desbloquear todos os acessos ao terminal da Transpetro no município. A partir de agora, os manifestantes têm 24 horas para deixar o local. Porém, também podem recorrer da decisão judicial.
A tutela antecipada foi solicitada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), sustentando que a situação atual [de bloqueio impedindo a saída de caminhões tanque] irá, paulatinamente, causar o colapso nos serviços públicos e serviços essenciais à população. Aduziu também que a atitude dos manifestantes está afetando severamente sua operação. O Sindópolis tem cerca de 280 postos filiados em toda a Grande Florianópolis e no final de semana calculou prejuízo de R$ 1 milhão por dia para o setor, na região.
Na certidão que o oficial enviou ao magistrado, porém, consta que “as vias de acesso até a base da distribuição de combustíveis estavam liberadas, não havendo qualquer obstáculo no trânsito de veículos”. Com isso, não se sabe ao certo se os caminhões tanque que abastecem os postos da Grande Florianópolis já podem ir fazer carregamento na base da Transpetro. Até a noite de ontem a saída de cargas de combustíveis estavam liberadas apenas para a Defesa Civil do Estado e dos municípios.
Na liminar concedida ontem, o juiz autorizou o uso de força policial para efetuar a retirada dos manifestantes que não deixarem o local dentro de um prazo de até 24 horas. “Oficie-se (vale cópia desta decisão como ofício) o Comando da Polícia Militar para que, encerrado o prazo dado aos manifestantes, adote as medidas necessárias para dispersão da manifestação, desde já autorizado o uso da força necessária”, escreveu o magistrado, na tutela.
VEJA A LIMINAR NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI (Vai baixar PDF)
Mais:
Motoristas de ônibus da Grande Florianópolis paralisam atividades nesta terça-feira
Aterro sanitário de Biguaçu está com diesel no final e pode parar no decorrer da semana