Globo Esporte – Por Cahê Mota, Bronnitsy, Rússia
Mudou tudo na Argentina. Depois do empate com a Islândia na estreia na Copa do Mundo, Jorge Sampaoli testou um novo esquema e fez quatro alterações na equipe titular em treinamento nesta segunda-feira, em Bronitssy. A vítima mais surpreendente: Angel Di María. Um dos principais jogadores da seleção deu lugar ao jovem Cristian Pavón.
Sampaoli testou ainda Mercado e Acuña nas vagas de Rojo e Biglia, mudando o sistema de jogo do 4-2-3-1 da estreia para um 3-4-3. Durante o treino, ainda substituiu Meza por Enzo Perez. A equipe titular na atividade visando à partida com a Croácia foi: Caballero, Mercado, Otamendi e Tagliafico; Salvio, Mascherano, Meza (Enzo Perez) e Acuña; Messi, Pavón e Agüero.
Revelação do Boca Juniors, Pavón tinha entrada esperada depois da boa participação nos minutos finais da partida contra a Islândia. Abusado, criou boas jogadas individuais pelo lado esquerdo e deu trabalho ao forte sistema defensivo do rival. A saída de Di María, por sua vez, chama a atenção, por mais que tenha sido ele o sacado no sábado.
Angel teve rendimento abaixo do esperado, muito apagado, e teve a bola em seus pés apenas 36 vezes. Vai para o banco de reservas para dar lugar ao queridinho do momento para os argentinos. Em entrevista coletiva, Pavón não confirmou sua escalação, mas falou do sonho de atuar ao lado de Messi:
– Tenho que estar preparado no dia a dia. Me sinto confiante a cada dia que passa. É um momento único. Desde criança sonho em jogar ao lado de dele.
Outra cara nova, Gabriel Mercado acredita em um jogo mais aberto diante da Croácia do que contra a Islândia. Se por um lado será necessário maior preocupação defensiva, o jogador do Sevilla aposta em mais espaços para Messi fazer a diferença:
– Pelas características, a Croácia é um time que tenta jogar, tem atacantes perigosos, joga com as linhas adiantas e em algum momento para Leo, para Kun, todos terão mais espaço. Acho que eles vão tentar atacar e temos que estar preparados para isso.
Com as alterações, Sampaoli tenta montar uma equipe que ataque e dê liberdade a Messi, povoe o campo de ataque, mas não perca força defensiva. Sem a bola, a intenção é que Salvio e Acuña recuem, formando uma linha de cinco com Mascherano na frente.
A dúvida para escalação diante dos croatas está em Enzo Perez e Maxi Meza, ambos foram testados no treinamento desta segunda. Convocado para o lugar de Lanzini, o meio-campo do River passou pela mesma situação em 2014, quando virou titular de Sabella durante o Mundial do Brasil.
Argentina e Croácia se enfrentam na próxima quinta-feira, às 15h (de Brasília), em Nizhny Novgorod.