A Polícia Federal prendeu duas pessoas durante a Operação Múltipla Identidade, deflagrada na terça-feira (19), em Laguna, no litoral Sul de Santa Catarina, visando desarticular organização criminosa especializada na prática de crimes de estelionato. Foram cumpridos também dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal daquele município.
De acordo com as investigações, os indiciados utilizavam documentos falsos em nome de terceiros, especialmente aposentados, visando à obtenção de empréstimos consignados perante instituições financeiras, incluindo a Caixa Econômica Federal.
A organização criminosa utilizava uma rede de laranjas para abertura de contas e saque dos valores perante agências bancárias em diversos municípios do estado de Santa Catarina, tendo sido apurado prejuízo superior a R$ 100 mil.
Os investigados responderão pelos crimes de estelionato em prejuízo de entidade de direito público e de integração de organização criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a mais de 14 anos de prisão.