Da Assessoria
A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir de segunda-feira (25) as doses restantes da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) estarão disponíveis a toda população até durar o estoque. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (postos) e na Policlínica Municipal, no bairro Praia João Rosa.
A campanha de vacinação para o público-alvo foi inicialmente prevista para ocorrer de 23 de abril a 1º de junho, mas devido à baixa procura, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo até esta sexta-feira, 22 de junho.
Conforme relatório da Vigilância Epidemiológica do município, até o momento, a cobertura total dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde para receberem as doses (crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, indígenas, trabalhadores da saúde e professores) chegou a 88,36%, com a imunização de 10.616 indivíduos. A meta era atingir 90%.
Já os demais grupos, formados por trabalhadores do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e doentes crônicos somaram 5.560 doses aplicadas. Ainda segundo esse mesmo levantamento, faltam ser vacinadas 494 crianças, que necessitam tomar a segunda dose (conforme calendário vacinal), sendo que esse quantitativo necessita ser reservado.
O prefeito Ramon Wollinger explica que “com o fim da Campanha Nacional de Vacinação para os grupos prioritários, decidimos abrir a imunização para todos. Mas além da vacina, as pessoas precisam tomar alguns cuidados para evitar a gripe, como lavar as mãos com frequência e evitar locais fechados”.
“Para quem desejar tomar a vacina, pedimos que busque a imunização na unidade de saúde mais próxima de sua residência levando um documento de identidade e se possuir, a Carteira de Vacinação. Importante ressaltar que como foi quase atingido a meta da campanha no município, a quantidade remanescente de doses é pequena, não sendo possível vacinar a totalidade da população”, finaliza a secretária municipal de Saúde, Genivalda Ronconi.