Da Assessoria – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou, na tarde desta quinta-feira (5), 250 crianças que participaram da ação no primeiro semestre de 2018. O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC) e envolve – a cada edição – alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. A solenidade de formatura contou com a presença do prefeito Ramon Wollinger, do comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar de Biguaçu, tenente-coronel PM Rudney Medeiros da Silva, além de familiares e professores.
Com 20 anos de existência completados neste ano, o programa foi implantado em Santa Catarina em março de 1998, nas cidades de Lages e Chapecó e tem por objetivo prevenir o uso e o abuso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes. O Estado está entre os 10 primeiros da Federação e já formou 1.342.033 alunos.
Em Biguaçu, o Proerd existe desde 2010 e é coordenado pelas sargentos do 24º BPM, Alexsandra Reitz e Luciane Baby Martins, que fardadas em sala de aula instruem as crianças sobre os males que as drogas, sendo elas lícitas e ilícitas, e a violência causam na vida dos cidadãos. Trabalham-se também questões que colaboram na formação do caráter, cidadania, dignidade e família.
“Em nome de todos os policiais militares quero agradecer a confiança dos pais por permitirem que possamos fazer esse trabalho de irradicação das drogas além de evitar e não promover a violência junto às crianças”, disse o tenente-coronel Rudney.
Somadas às 250 crianças que receberam o certificado na tarde desta quinta-feira, o município totaliza 16.678 crianças assistidas.
“A cada ano minha alegria se renova ao ver essas crianças aprendendo sobre a vida e sobre cidadania. Acompanho o programa e participo da formatura do Proerd desde que foi implantado e mais uma vez quero parabenizar a Polícia Militar, de forma especial os amigos do batalhão aqui de Biguaçu, ao comandante e as instrutoras pelo belíssimo trabalho de ensinar e orientar nossas crianças a ficarem longe das drogas”, comenta o prefeito Ramon.
Participaram da primeira turma os alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais EBM Professor Donato Alípio de Campos e EBM Professor Fernando Viegas Bruggemann de Amorim e das escolas particulares Centro Educacional Conhecimento e Colégio Super Incentivo.
Para incentivar a participação nas aulas, o programa premia a cada edição os alunos destaques. Os participantes são avaliados em relação ao comportamento em sala de aula, na escola, comparecimento nas aulas do Proerd e pela realização das tarefas solicitadas. O primeiro colocado de cada turma recebeu como prêmio o Daren, leão mascote do Proerd. Durante a formatura foi realizado o sorteio de uma bicicleta entre os participantes e cada aluno recebeu um copo personalizado do programa.
A solenidade de formatura foi acompanhada pelo secretário de Administração, Daniel César da Luz; secretário de Assistência Social e Habitação, Marcelo dos Santos; secretária de Governo, Karoline Wollinger; e pelos vereadores Elson João da Silva, Magali Prazeres e Salete Orlandina Cardoso.