Levantamento nacional realizado pela Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (31), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iria disputar o segundo turno com o deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSL) se as eleições fossem hoje e, logicamente, se a Justiça Eleitoral concedesse o registro de candidatura ao petista. No entanto, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, Lula está inelegível por ter sido condenado por colegiado de juízes (8ª Turma do TRF4) pelo crime de corrupção passiva no caso do triplex de Guarujá (SP). Ele está preso desde o mês de abril, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.
Diante da iminente inelegibilidade de Lula – à luz da legislação eleitoral – o instituto também fez dois levantamentos sem o nome dele nas entrevistas, mas com outros petistas – num incluindo Fernando Haddad (ex-prefeito de São Paulo) e no outro Jaques Wagner (ex-governador da Bahia). Em ambos os testes, os dois aparecem apenas na sexta posição, com 2,8%. Nesses casos, Bolsonaro lidera as intenções de voto na casa dos 23%, enquanto que a ex-senadora Marina Silva (Rede) está na segunda posição, com cerca de 14%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-00884/2018 para o cargo de Presidente. Foi utilizada uma amostra de 2.240 eleitores de 16 anos ou mais em 26 estados e Distrito Federal e em 170 municípios brasileiros, entre os dias 25 a
30 de julho de 2018. A margem de erro varia de 3% a 5,5%, a depender da região do país, segundo o Paraná Pesquisas.
Confira os resultados:
Para ter acesso à íntegra da pesquisa em PDF, clique aqui.