A moeda norte-americana atingiu hoje (20) seu maior valor nos últimos dois anos e meio, com alta de 1,10% chegando a R$ 3,9577 para venda. Em 29 de fevereiro de 2016, a cotação do dólar chegou ao patamar de R$ 4. Mesmo com a forte alta, o Banco Central não efetuou nenhum leilão extraordinário de swaps cambial (venda futura da moeda norte-americana).
O índice B3, da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), começou a semana em alta, encerrando o pregão de hoje com valorização de 0,39% com 76.327 pontos.
A cotação subiu após divulgação da pesquisa CNT/MDA, que mostrou crescimento das intenções de voto em Lula (PT) e Bolsonaro (PSL). O petista subiu cinco pontos em relação à pesquisa o mês de maio e chegou aos 37,3%. Já o deputado federal cresceu dois pontos e chegou aos 18%.
Nenhum dos dois presidenciáveis agradaria ao mercado, segundo analistas ouvidos por sites especializados em economia, como o Valor e o Infomoney. Os aplicadores preferem que o eleito seja Geraldo Alckmin (PSDB), que tem um perfil moderado, e cujo plano de governo inclui propostas de reformas e privatizações.
Leia também:
Nova pesquisa para presidente da República é divulgada nesta segunda-feira; veja os resultados