O deputado federal Esperidião Amin (PP) é o mais bem pontuado na disputa para senador da República pelo Estado de Santa Catarina, chegando ao índice de 31%, segundo pesquisa eleitoral do Instituto Big Data Real Time encomendada pelo Grupo RIC e Fecomércio e divulgada na noite desta quarta-feira (5), pelo Notícias do Dia. Logo atrás dele, com 29%, está o ex-governador Raimundo Colombo (PSD).
O terceiro mais citado é o atual senador Paulo Bauer (PSDB), com 24%. Na sequencia estão Roberto Salum (PMN), 7%; o deputado federal Jorginho Mello (PR), 6%; Ideli Salvati (PT), 6%; Lucas Esmeraldino (PSL), 4%; os professores Antônio e Pedro Cabral, ambos do PSOL, e Ledio Rosa (PT), com 3% cada. André Luciano (PCO), Ricardo Lautert (PSTU), Diogo Mezzogiorno (Rede) e Miriam Prochnow (1%), juntos, somaram 3%.
O número de nulos e brancos na 1ª opção de voto chegou aos 14% e, para o segundo voto, 10%. Nesta eleição, os eleitores deverão escolher dois candidatos ao Senado.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SC-04745/2018. Foram ouvidos 1.110 eleitores em 34 municípios catarinenses, entre os dias 1º e 3 de setembro.
Leia também: