Ficou definido para iniciar em maio de 2019, a construção de um novo presídio com 430 vagas, em Biguaçu, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) de Santa Catarina. Os detalhes foram acordados em audiência na Justiça Federal de Florianópolis, no dia 19 de outubro. A prefeitura se comprometeu durante o encontro com a juíza Micheli Polippo a emitir, até o dia 14 de dezembro deste ano, o alvará autorizando a obra.
Conforme a SJC, após a emissão da ordem de serviço, a previsão é de conclusão da estrutura até meados de 2020. O presídio ficará dentro de um complexo denominado “Vila de Segurança”, na região do bairro Universitário, onde já existe o batalhão do Corpo de Bombeiros.
Na concepção original da ideia, também estavam previstos no local um novo batalhão da Polícia Militar, a Delegacia de Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto Geral de Perícias (IGP), Delegacia da Mulher e uma nova unidade para a Apae.
Esse acordo costurado pela Justiça Federal visa ampliar o número de vagas no sistema prisional. Na tarde de ontem (30) também ficou definida a construção de um presídio com 628 vagas em Tijucas. Lá, o alvará da prefeitura deve sair até dezembro e a ordem de serviço logo em seguida.
Em novembro, estão previstas audiências para encerrar conflitos referentes aos presídios de Imaruí, no dia 6; em São José, dia 9; e São Bento do Sul, no dia 29.