G1 – Neste mês de janeiro, 11 municípios da Grande Florianópolis realizam a vacinação contra a febre amarela, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). O cronograma foi definido pelo Ministério da Saúde, que ampliou a imunização em todo o país desde 2018.
A meta é vacinar, até fevereiro de 2019, todos os moradores do estado que nunca receberam a dose e que tenham idades entre 9 meses e 59 anos.
Não há registros da doença no estado neste ano, conforme a Dive-SC. Em 2018, um caso foi confirmado: de uma moradora de Gaspar, no Vale do Itajaí. Ela morreu em janeiro e pegou febre amarela em São Paulo.
No entanto, a medida é preventiva. “Florianópolis não é uma área de risco. A vacina está liberada para o Brasil inteiro pela circulação das pessoas, por estar acontecendo a febre amarela”, explica a diretora de Atenção à Saúde de Florianópolis, Sandra Costa.
As doses são disponibilizadas em janeiro em:
Águas Mornas
Alfredo Wagner
Anitápolis
Florianópolis
Governador Celso Ramos
Palhoça
Rancho Queimado
Santo Amaro da Imperatriz
São Bonifácio
São José
São Pedro de Alcântara
A vacinação ocorre intensamente desde setembro, e já foi feita em quase todo o estado. Em fevereiro, está prevista a última etapa, com a intensificação em cidades do Sul catarinense. A lista completa de municípios beneficiados está no site da Dive-SC.
Até agosto de 2018, somente moradores de 162 municípios, sendo a maioria no Oeste, eram obrigados a se imunizar contra a doença, porque faziam parte da Área de Recomendação de Vacinação (ACRV) contra a febre amarela.