A Prefeitura de Biguaçu recebeu, na tarde desta quarta-feira (6), o plano anual de trabalho da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O encontro contou com a presença do prefeito Ramon Wollinger e do secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura do município, Luan de Souza Pereira, e integrantes da Gerência Regional da Grande Florianópolis da Epagri.
São três os principais projetos apresentados pela Epagri para serem desenvolvidos em Biguaçu. O primeiro deles é o Capital Humano e Social: segurança alimentar e nutricional, educação ambiental, equidade de gênero e sucessão familiar, que visa promover ações de incentivo aos jovens para que possam cada vez mais fazerem parte de atividades agrícolas.
Já o projeto Tecnologia, Organização e Mercado para Sustentabilidade da Horticultura tem como objetivo dar condições às famílias rurais para permanecerem em suas propriedades com foco na gestão do custo de produção, para melhor aproveitar o potencial produtivo e fornecimento de alimentos saudáveis.
O terceiro e projeto é o de Fortalecimento dos Empreendimentos de Turismo Rural ao longo do traçado do Caminho da Mata Atlântica, que tem como propósito fortalecer a diversidade sociocultural, o empreendedorismo e a sustentabilidade da agricultura familiar, valorizando as tradições locais e promovendo qualidade de vida e consciência ambiental. Uma trilha conectada de 200 km ao longo dos municípios da Grande Florianópolis deverá ser um dos resultados ao fim do processo.
Estiveram presentes na reunião também a gestora regional, Adriana Tomazi Alves, o auxiliar administrativo Edio Euclides de Souza, a gestora cheda da divisão de gestão administrativo e financeiro, Ionara Pickler, o engenheiro agrônomo, Julio Cesar Mello, os extensionistas rurais, Luciano Tomaselli e Rafael Pereira Marçal, as extensionistas sociais, Marta Elizabeth Correia e Silvana Bertolcini e o técnico de informática Rogério João Matias.