A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou, neste domingo à noite, os arquivos das provas e os gabaritos, no site do vestibular. O prazo para recorrer contra as questões será de dois dias úteis após essa divulgação. Aproximadamente 12 mil candidatos fizeram as provas durante todo o dia de ontem, em Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó, Ibirama, Lages, Laguna e São Bento do Sul.
O anúncio da lista dos classificados em primeira chamada ocorrerá até 10 de dezembro na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, e no site do vestibular. Já a matrícula dos aprovados nessa chamada deverá ser feita em 4 e 5 de fevereiro.
O curso mais concorrido do Vestibular de Verão 2016 é o de Fisioterapia, em Florianópolis, que registrou 39,78 candidatos por vaga. As duas posições seguintes são Medicina Veterinária, em Lages, com 37,30 candidatos por vaga, e do Design Gráfico, na Capital, com 33,86. A lista dos cinco cursos mais procurados também tem Engenharia Mecânica, em Joinville, com 26,56, e Educação Física (Bacharelado), em Florianópolis, com 24,60.
De acordo com a Coordenadoria de Vestibulares da Udesc, dos 13.675 inscritos em 49 cursos presenciais da seleção, 1.798 não compareceram aos locais de prova, o que gerou um índice de abstenção de 13,15%.
Ao todo, 1.289 vagas estão em disputa nesta edição, o que representa 75% do total aberto pela Udesc para o próximo semestre, pois as demais vagas serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e abrirá inscrições em janeiro.
Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), que exigem também uma prova prática, de habilidade específica.