Da Assessoria – A Secretaria de Saúde promoveu na tarde desta quinta-feira (7) uma palestra de capacitação sobre o tabagismo para profissionais que atuam na saúde do município. A capacitação foi conduzida pelo Dr. Walmor Lange Jr, psiquiatra formado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Na capacitação foram apresentadas informações sobre os efeitos causados pelo vício no organismo, os motivos que levam as pessoas continuar fumando mesmo sabendo dos riscos e alguns métodos de tratamento através de medicamentos.
A partir do mês de abril serão formados grupos de apoio para quem deseja parar com o vício do cigarro. As atividades terão duração de dois meses e serão realizadas por bairros e os fumantes receberão orientações e ajuda através de tratamento.
Saiba mais
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. A doença, no Brasil, é classificada como pediátrica, pois 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. Nessa idade, a média de consumo de tabaco no país é de nove maços por dia. Já na idade adulta, a média sobe para 18 a 20 maços por dia.