Quem passa pela Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, tem estranhado a presença de grandes tubulações junto ao canteiro central. Trata-se da implantação de uma rede de esgoto, obra complementar à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular e que também colabora com o Projeto de Balneabilidade da Beira-Mar Norte.
A rede de esgoto estava subdimensionada devido ao crescimento da região, hoje repleta de prédios e moradias. A nova rede também pretende eliminar o cheiro exalado após períodos de chuva, devido à alta carga de esgoto que chega do bairro Agronômica em direção à Beira-Mar.
A implantação da rede interceptora está sendo feita pelo canteiro central da Avenida, entre as duas pistas do sentido Centro-bairro, desde a Praça Professor Amaro Seixas Neto até o Direto do Campo, num total de 584 metros. A obra iniciou em novembro, mas foi suspensa por algumas semanas do Verão para evitar transtornos ao trânsito da temporada. Com sua retomada, deverá ser finalizada até o final de maio.