A Prefeitura de Biguaçu está intensificando a vacinação contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal. Os trabalhos são coordenados pela através da Secretaria Municipal de Saúde.
O município passou a ser considerado área de recomendação para vacinação contra a doença pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). O objetivo desta mobilização é alertar a população sobre a importância da vacinação e dos riscos da doença, levando-a às unidades de saúde.
A febre amarela é uma doença grave, mas que pode ser prevenida. A vacina administrada em apenas uma dose – é suficiente para garantir a proteção para o resto da vida. Todas as pessoas a partir dos nove meses de idade devem ser vacinadas.
A campanha de vacinação ganhou mais atenção quando, há 10 dias, foi confirmada a primeira morte no Estado de Santa Catarina desde 1966. Na última quinta-feira (4), também foi confirmada a primeira morte de macaco, reforçando a necessidade de prevenção. Os macacos não transmitem a doença, mas são os vetores do vírus. Ao picá-los, os mosquitos são infectados e depois repassam aos seres humanos.
Biguaçu já vacinou mais de 8,5 mil pessoas desde que foi considerado área de recomendação para a vacinação, em dezembro de 2018. Apenas neste período de intensificação, aproximadamente 4 mil pessoas foram imunizadas.
Locais de vacinação
A vacina contra a febre amarela é gratuita e está disponível em todas as unidades do município, inclusive naquelas sem sala de vacinas, como Fazenda de Dentro, Sorocaba de Dentro, Sorocaba de Fora, Tijuquinhas, Estiva e Cachoeiras. Nesses locais, a vacinação está sendo realizada em dias alternados, conforme mobilização e necessidade da população da área.
Nesta semana haverá vacinação na UBS de Sorocaba de Dentro (segunda-feira, dia 8); UBSs de Cachoeiras, Estiva e Fazenda de Dentro (quarta-feira, dia 10) e na UBS de Sorocaba de Fora (sexta-feira, dia 12).
As UBSs Marco Antônio, Policlínica e Centro, na terça-feira (9) e quinta-feira (11), estarão realizando a vacinação em horário estendido. Com o objetivo de contemplar especialmente o público alvo trabalhador, que não tem disponibilidade de ir em seu horário normal de funcionamento, estas unidades estarão abertas até as 22h.
As unidades do Bom Viver, Marco Antônio, Jardim Janaína, Fundos, Vendaval, Prado, Santa Catarina, Três Riachos, Saveiro, Centro e Policlínica seguem atendimento diário, conforme horário de funcionamento do posto, das 7h30 às 16h30.