“As obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis não têm data para terminar”, foi o que disse Antônio Cesar Ribas Sass, diretor Operacional da Arteris Litoral Sul em audiência pública realizada nessa segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O prefeito Ramon Wollinger participou da audiência, convocada pelo deputado estadual Bruno Souza.
Na próxima terça-feira (30), haverá uma audiência conciliatória no Ministério Público Federal (MPF), referente a uma ação movida pela Prefeitura de Palhoça ao qual o município de Biguaçu é assistente no processo. Após a audiência, a Arteris enviará um cronograma e mensalmente será realizada fiscalização sobre o andamento das obras.
“As obras que já iniciaram serão entregues no prazo estabelecido, que é 2021. No trecho Sul, onde há três túneis, precisamos da aprovação do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans), que é uma exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para começarmos a construção”, disse o diretor da Arteris, Antônio Cesar.
Ao todo, a obra possui 50 quilômetros de rodovia e 70% está em andamento. O maior trecho está inserido em Biguaçu, com 22 quilômetros. A obra tem o objetivo desafogar o trânsito na rodovia que corta os municípios de Biguaçu, Palhoça e São José.
“Biguaçu foi muito atingida com o atraso dessa obra. Acumulamos queda na arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) de R$ 4,5 milhões de 2017 até o primeiro quadrimestre de 2019. Temos estradas municipais danificadas e algumas obras nos bairros Sorocaba e Santa Catarina, por exemplo, que também não podem ser feitas enquanto o contorno não estiver pronto”, disse o prefeito Ramon.
Nova empresa contratada
O diretor da Arteris disse ainda durante a audiência que uma nova empresa será contratada para continuar a obra, mas não revelou o nome. Esta será a quarta empreiteira responsável pela construção do Contorno Viário.
Estiveram presentes da audiência o senador Esperidião Amin, o secretário de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina, Carlos Hassler, os deputados estaduais Ada de Luca, Jair Miotto e João Amin, o deputado Federal Hélio Costa e os vereadores João Domingo Zimmermann e João Luiz Luz.