Cerca de dois mil moradores de Biguaçu atingidos pelas chuvas de janeiro poderão sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir do próximo dia 13 de maio, informou, nesta segunda-feira (6), a Defesa Civil do município.
Para ter direito ao saque é preciso realizar um cadastro, que poderá ser preenchido na Univali, salas 201 e 202 do Bloco 1, situada no Bairro Universitário, em Biguaçu. O atendimento será realizado entre os dias 13 e 16 de maio, das 9h às 15h.
As chuvas de janeiro de 2019 causaram fortes estragos na cidade. Foram mais de 100 ruas alagadas, centenas de casas atingidas e, nos casos mais graves, seis famílias ficaram desabrigadas. Os bairros mais atingidos foram o Bom Viver, Fundos, Jardim Janaína, Prado, Praia João Rosa, Rio Caveiras, Saveiro e Vendaval.
A previsão da Defesa Civil é de atender cerca de duas mil pessoas. O atendimento cadastral seguirá o seguinte o cronograma:
13 de maio – Nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril;
14 de maio – Nascidos nos meses de maio, junho, julho e agosto;
15 de maio – Nascidos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro;
16 de maio – Entrega de documentação pendente e atendimento àquelas pessoas que excepcionalmente não puderam comparecer nos dias anteriores.
Para realizar o cadastro, é preciso levar originais e cópias dos seguintes documentos:
– Documento de identificação com foto (RG, CPF e/ou CNH);
– Carteira de trabalho (PIS) e previdência social (CTPS) com as cópias das páginas: foto, qualificação civil, contrato de trabalho;
– Comprovante de residência emitido no período de outubro de 2018 a janeiro de 2019. O documento deve estar em nome do proprietário da conta do FGTS, do cônjuge ou dos pais.
-Comprovante de residência em nome de cônjuge do Trabalhador que tenha FGTS, acompanhado de Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável (documento registrado em cartório), no período de outubro de 2018 a janeiro de 2019.
– Em casos de aluguel, o locatário precisa levar o contrato de locação registrado em cartório no período de outubro de 2018 a janeiro de 2019. Após o preenchimento do cadastro e da análise da Caixa Econômica Federal, o pagamento poderá ser sacado em lotéricas ou nas agências e caixas eletrônicos da Caixa. Os saques serão limitados a R$ 6.220,00 por conta vinculada.
As informações são da assessoria da prefeitura.