Menos da metade das pessoas incluídas nos grupos prioritários em Biguaçu para receber a vacina contra o vírus influenza compareceram, até agora, para serem imunizadas contra a gripe aguda – que pode levar a óbito em casos mais graves. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 10 de abril até sábado passado, dia 4 de maio, apenas 48,20% das 19.198 pessoas que deveriam tomas as doses foram aos postos de saúde para vacinação.
O sábado (4) foi o Dia “D” da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Policlínica Municipal ficaram abertas das 8h às 17h, atendendo centenas de pessoas que tomaram a vacina. No mesmo dia, foram vacinadas 553 pessoas contra a febre amarela.
Os grupos prioritários são formados por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas).
“A ideia de fazer a vacinação no sábado é excelente pois permite que as pessoas que trabalham durante a semana venham até o posto da saúde e se previnam contra a gripe e contra a febre amarela”, comentou Jorge Luiz Scherer, 63 anos, morador do bairro Fundos.
Jane Aparecida Silva Velasko, 44 anos, levou a Luana Vitória, de cinco anos, para tomar a vacina. Para ela o Dia D, permitiu a ida das duas até a UBS. “Na correria do dia a dia às vezes não conseguimos ir a até o posto de saúde para tomar esta vacina tão importante, principalmente nesta época do ano que temos baixas temperaturas e que o risco de doenças aumenta”, finalizou.
Durante todo o sábado, o secretário municipal de Saúde, Daniel César da Luz e a superintende de Saúde, Andréia Coelho, percorreram as unidades. O prefeito Ramon Wollinger acompanhou a vacinação na UBS Prado. “Nos próximos dias vamos intensificar a divulgação sobre a importância desta campanha a fim de atingirmos 100% da nossa meta”, disse o prefeito.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 31 de maio. As 11 UBS do município que possuem sala de vacinas atendem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e 13h às 16h30, e a Policlínica Municipal atende de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.
As informações são da assessoria.