A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) pretende retomar as obras de esgoto em Biguaçu, tão logo seja publicada pela Justiça a sentença do juiz da 2ª Vara Cível da Comarca, Yannick Caubet, que julgou improcedente uma ação da Associação Residencial Deltaville contra a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) nas proximidades daquele bairro de alto padrão.
“A Casan vai avaliar com a empreiteira as condições necessárias para a formação do novo canteiro de obras. A ideia é fazer isso assim que for publicada a decisão no Diário da Justiça“, informou a companhia, ao Biguá News.
“Para fazer uma obra desse porte a empresa precisará de um tempo para remontar o canteiro de obras, inclusive precisam fazer contratação de operários, engenheiros e outros profissionais“, completou a assessoria de imprensa.
Com a decisão do magistrado juntada ao processo na quarta-feira (5), a Casan fica desimpedida para iniciar a construção da ETE e dar prosseguimento às obras de esgotamento sanitário no município. O empreendimento está parado há três anos, devido aos questionamentos dos moradores do residencial.
A Casan não informou qual o percentual da obra já foi concluído e quanto ainda está por fazer. Entre os anos de 2015 e 2016, a empreiteira que tocava o empreendimento construiu vários quilômetros de tubulação da rede coletora nos bairros Centro, Praia João Rosa, Rio Caveiras, Fundos, Vendaval, Universitário, entre outros da região central.
Saiba mais: Juiz revoga liminar e Casan pode construir estação para tratar esgoto ao lado do Deltaville
Ainda faltam construir, além da ETE, as estações de bombeamento do esgoto coletado. Essas unidades ficarão em pontos distintos da cidade. Como os resíduos não chegarão à estação de tratamento por gravidade, eles precisarão ser enviados para lá por meio da força hidráulica das bombas.
Ainda não há prazo previso para conclusão da obra após ela ser reiniciada. Depois de tudo construído, a Casan precisará conseguir a licença de operação junto aos órgãos ambientais, para poder iniciar o tratamento dos efluentes. O esgoto tratado será descartado no Rio Biguaçu.