O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou, na tarde desta quinta-feira (27), a primeira turma de 2019 no município de Biguaçu, composta por 400 alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. Ministrado por policiais militares fardados, o curso orienta crianças e adolescentes a se manter longe das drogas e da criminalidade.
O Proerd, que completou 20 anos de existência, foi implantado no Estado em março de 1998. Em Biguaçu, é desenvolvido desde o ano 2000, sendo o município um dos pioneiros em Santa Catarina, um dos estados da do país com maior formação de alunos. Desde a implantação, 17.460 crianças do município já foram assistidas pelo programa.
O objetivo do Proerd é criar um fator de proteção aos estudantes buscando a valorização da família e contribuir para o fortalecimento de uma cultura de paz e de uma vida saudável longe das drogas.
Os temas abordados pelos PMs são os males que as drogas, sendo elas lícitas e ilícitas, e a violência causam na vida dos cidadãos. Na formação trabalhou-se ainda questões que colaboram na formação do caráter, cidadania e dignidade.
Participaram das atividades do primeiro semestre a Escola Municipal Professora Olga de Andrade Borgonovo, as Escolas Estaduais Alexandre Sérgio Godinho, Eloisa Maria Prazeres de Farias, Emérita Duarte Silva e Souza e Tânia Mara Farias Locks e o Centro Educacional Conhecimento, unidade de ensino particular.
“É emocionante ver nossas crianças participando deste programa tão importante que é o Proerd e ficando assim distante das drogas e dos males que elas causam. Parabenizo a Polícia Militar, de forma especial nossos amigos do 24º Batalhão aqui de Biguaçu, pelo belíssimo trabalho realizado nas nossas escolas, com nossas crianças”, discursou o vice-prefeito Vilson Norberto Alves.
Participaram da formatura o tenente PM Maycon Bianco, que no ato representou o Comando do 24º Batalhão de Polícia Militar de Biguaçu; a secretária de Governo, Karoline Wollinger; a secretária de Educação, Kátia Roussenq Bichels; o presidente da Câmara, Salmir da Silva e os vereadores João Domingos Zimmermann e Salete Orlandina Cardoso. A solenidade foi prestigiada também por policiais, pais, professores e pela gerente de Marketing da Lojas Koerich, Fernanda Ghisio, empresa que doou duas bicicletas sorteadas entre os alunos.