O secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Thiago Vieira, explicou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (10), que o Plano de Monitoramento contempla as Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles prevê pronta resposta em caso de intercorrências nas estruturas. A manutenção preventiva realizada na noite de terça-feira, na Ponte Pedro Ivo, consistiu em reforçar o passadiço para garantir maior estabilidade e segurança aos usuários.
“Dentro das ações previstas no Plano de Monitoramento de Pronta Reposta estabelecido no início da semana, previmos essa manutenção preventiva para avaliar a estabilidade e possível reforço de soldagem do passadiço e também vistoriar as demais juntas metálicas da estrutura. E essas intervenções serão feitas periodicamente para que a solução paliativa não volte a dar problema”, esclareceu Vieira.
A Secretaria mantém um canal direto de comunicação com a Polícia Militar, estrutura de guincho, empresas executora e supervisora da obra, além de técnicos da infraestrutura para acompanhamento de qualquer incidente. Os materiais e equipamentos para ação imediata em caso de soltura da junta metálica também já foram providenciados e armazenados nas cabeceiras das pontes.
“Essas medidas visam diminuir o tempo resposta no caso de qualquer intercorrência. Determinamos que a empresa mantenha equipe disponível 24h para fazer intervenção , caso necessário, com o material adequado. Mas estamos monitorando as estruturas para que não haja necessidade de nova intervenção.”, ressalta.
Na terça-feira, 9, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade enviou notificação à empresa Cejen Engenharia, responsável pela execução da obra de recuperação das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, por atraso no cronograma de trabalho. A empresa tem o prazo de cinco dias úteis, após recebimento da notificação, para manifestação. “Vamos aguardar as contrarrazões da empresa para confirmar o valor da multa a ser aplicada”, finalizou o secretário adjunto.