Policiais rodoviários federais do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT) flagraram, em seis dias de trabalho na BR-101, no trecho entre São José e Palhoça, um total de 374 condutores fazendo uso do aparelho celular ao volante.
Chamou atenção dos agentes o fato de que todos os perfis de motorista foram visualizados cometendo a infração: homens, mulheres, jovens e até muitos idosos usavam o celular e dirigiam ao mesmo tempo. Muitos deles eram motoristas de veículos pesados (carga), o que aumenta a gravidade dos possíveis danos em caso de acidente.
Somente do início do ano até agora, já foram lavradas 2.759 autuações para motoristas manuseando o aparelho celular enquanto dirigem em rodovias federais de Santa Catarina. O número é 71% acima do registrado no mesmo período do ano passado.
Mexer no celular enquanto dirige deixa o motorista desatento e com reações mais lentas. Ele também tem mais dificuldade em manter a velocidade adequada e a distância segura do veículo à frente. A 80 km/h, o motorista que desviar o olhar para o celular por apenas cinco segundos percorre sem enxergar nada uma distância equivalente a um campo de futebol inteiro.