A Autopista Litoral Sul, concessionária que administra a BR-101 no trecho entre Palhoça e Garuva, está elaborando o projeto executivo para construção da terceira ponte sobre o Rio Biguaçu e da marginal da rodovia no sentido Norte, ligando a região central da cidade ao bairro Prado de Baixo. A informação foi confirmada à Câmara Municipal, por meio de ofício – que foi lido no expediente da sessão desta segunda-feira (5).
A continuidade da via marginal e a ponte são cobranças antigas da comunidade, principalmente de moradores dos bairros adjacentes à rua Treze de Maio e da região de Três Riachos. Quem trafega com veículo saindo do centro de Biguaçu para acessar o viaduto do Prado precisa subir na pista principal de rolamento da 101, colocando-se em risco, pois os veículos que estão na rodovia geralmente estão em alta velocidade. Usuários que percorrem a pé ou de bicicleta também reclamam da insegurança pela falta da via lateral.
Conforme o Autopista comunicou aos vereadores, tão logo o projeto seja finalizado será encaminhado para análise, adequação do orçamento e reequilíbrio do contrato pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), “uma vez que essas obras não fazem parte do escopo original dessa concessionária”, pontua.
A gestora da BR-101 vai requerer à ANTT um reajuste no preço da tarifa do pedágio para recuperar o valor que for investido na obra. Essa ferramente de “reequilíbrio do contrato” é usada toda vez que a Autopista Litoral Sul faz alguma alteração no trecho administrado que não estava previsto na época da concessão.
Ainda não há prazo definido para que o projeto executivo seja finalizado e nem datas para a análise da ANTT.