Por 370 votos a favor, 124 contra e 1 abstenção, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reforma da Previdência. Sob aplausos, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), proclamou o resultado à 0h38 desta quarta-feira (7), depois de cinco horas de debates.
Dos 16 deputados de Santa Catarina, 15 votaram a favor do texto: Daniel Freitas, Caroline de Toni, Luiz Armando Schroeder e Fabio Schiochet (os 4 do PSL); Peninha, Carlos Chiodini e Celso Maldaner (os 3 do MDB); Darci de Matos e Ricardo Guidi (ambos do PSD); Hélio Costa (PRB); Gilson Marques (Novo); Geovânia de Sá (PSDB); Angela Amin (PP); Carmen Zanotto (Cidadania); e Rodrigo Coelho (PSB). Apenas Pedro Uczai (PT) foi contrário.
Votação dos destaques
Segundo Maia, os deputados começarão a discutir os destaques em sessão que inicia às 9h de hoje. No segundo turno, só podem ser votados destaques e emendas supressivas, que retiram pontos do texto. Propostas que alteram ou acrescentam pontos não podem mais ser apresentadas.
Concluída a tramitação na Câmara, a matéria segue para análise do Senado, onde também será analisada em dois turnos de votação.