Da Assessoria – Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria de Saúde, promove o Mamaço, que será realizado das 13h30min às 16h no próximo dia 22, no Saragaço, dentro do Mercado Público Municipal. O evento integra a programação do Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno, tendo como objetivo colocar o tema em evidência, provocando o debate em torno da importância da amamentação em todos os setores da sociedade.
Durante todo este mês as Unidades Básicas de Saúde estarão realizando a promoção do aleitamento materno, através de atividades para orientar e apoiar as gestantes, mães e familiares neste momento tão importante para a mãe e o bebê, sendo que o incentivo à amamentação é uma ação permanente das equipes de Estratégia Saúde da Família.
“A programação do Agosto Dourado foi especialmente pensada para gestantes, mães e toda a família, com o objetivo de realizar uma sensibilização e estimular a reflexão sobre a importância do aleitamento materno para a vida das crianças”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel César da Luz.
No 3º Mamaço, profissionais de saúde vão prestar orientações multidisciplinares sobre a amamentação, com rodas de conversa, pintura de barrigas das gestantes, entre outras atividades, numa tarde de muita informação e aprendizado.
O prefeito Ramon Wollinger destaca que “o aleitamento materno é mais do que alimentar, é um ato de amor, é transmitir carinho e afeto. Prestigie este mês tão especial para a saúde da mãe e do bebê, lembrando sempre que amamentar hoje, é pensar no futuro e na saúde dos filhos”.
Saiba mais sobre o Agosto Dourado
A cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite materno, um alimento completo que tem tudo que o bebê precisa e que deve ser exclusivo até os seis meses de vida.
Conforme a enfermeira Francielly Marcia de Andrade Cardoso, da coordenação dos Programas de Saúde de Biguaçu, “além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras”.
Neste ano, o tema da campanha é “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação. Hoje e para o Futuro”, que ressalta a importância dos familiares próximos e não apenas da mãe, para que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses e complementar até os dois anos de idade. Assim, pais, parceiros, familiares, colegas de trabalho e comunidade precisam colaborar para proporcionar ambiente propício e permitir às mães amamentarem.
“A amamentação é um dos grandes desafios da maternidade, amamentar nem sempre é fácil, às vezes os medos e incertezas começam antes mesmo do parto, mas é quando o bebê nasce que elas se tornam reais. Por isso, as mães precisam de uma rede de apoio para conseguir passar por esse período, para que elas não desistam, consigam passar pelas dificuldades e sigam firmes nesse gesto tão importante para a saúde do bebê”, finalizou a enfermeira Francielly.