Da Assessoria – A Secretaria Municipal de Saúde informa que os beneficiários do programa Bolsa Família residentes em Biguaçu devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência até o dia 1º de novembro, para realizar o acompanhamento das condicionalidades preconizadas pelo Ministério da Saúde. Quem não comparecer poderá ter seu benefício bloqueado.
As condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelos beneficiários do Bolsa Família quanto pelo poder público, para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos.
Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.
O acompanhamento das condicionalidades de saúde é feito em duas vigências por ano, sendo que a atual é a segunda.
O atendimento aos beneficiários está sendo realizado em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. É necessário levar o Cartão Cidadão ou do Bolsa Família, cartão de vacinação (para menores de 7 anos), cartão da gestante (apenas para mulheres grávidas) e documento de identificação.