A Câmara de Biguaçu aprovou por unanimidade, em segunda votação, na sessão desta segunda-feira (2), o projeto de lei nº 20/2019, autorizando a Prefeitura de Biguaçu a celebrar convênio com a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) para gestão associada do transporte público coletivo. Com isso, a Suderf poderá definir, em parceria com o município, as licitações para concessão das linhas de ônibus.
A concessão da empresa Biguaçu Transportes – que explora as linhas municipais e intermunicipais – está vencida há anos e vem sendo renovada automaticamente de forma emergencial. Os usuários do sistema reclamam periodicamente de superlotação nos ônibus, escassez de horários e dos preços cobrados pela empresa. Atualmente, a tarifa da principal linha ligando o centro de Biguaçu ao Terminal de Integração do Centro (Ticen), em Florianópolis, é de R$ 6,65.
O planejamento da Suderf prevê que as linhas de ônibus da Grande Florianópolis sejam concedidas de forma a integrar o sistema na região. Atualmente, empresas que atendem São José e Palhoça também estão com as concessões vencidas. A ideia é conceder uso a uma só empresa ou consórcio, baseado em um estudo para otimizar as linhas de forma a beneficiar os passageiros, com tarifas mais baratas e mais disponibilidade de horários.
Durante o ano de 2017, a Suderf apresentou o projeto em audiências públicas nos municípios envolvidos para expor a proposta de reestruturação do transporte público metropolitano na Grande Florianópolis. A intenção do Governo do Estado é implementar corredores de ônibus e faixas exclusivas conectando novos terminais, formando um sistema de alta capacidade.
Em Biguaçu, por exemplo, um terminal para integrar as linhas municipais com as intermunicipais seria construído ao lado da passarela na região do bairro Jardim Janaína. O custo para construção de novos terminais (em Biguaçu e em Palhoça) e da implantação das faixas exclusivas será suportado pelo Governo do Estado.