O vereador Angelo Ramos Vieira (PSD) recebeu um “ok” do grupo político liderado pelo secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba (PSL), para começar a articular sua pré-candidatura a prefeito de Biguaçu, mirando as eleições de 2020. O parlamentar – que é policial militar da reserva – deverá se filiar ao PSL em eventual janela de migração partidária, no ano que vem. Os dois fatos foram confirmados por Angelo ao Biguá News.
Na semana passada, Vieira esteve reunido com o ex-vereador André Clementino da Silva (MDB) alinhavando detalhes de uma eventual dobradinha entre os dois numa chapa majoritária. O partido liderado pelo ex-prefeito Tuta de Souza está afinado com Douglas Borba para fazer uma composição para o próximo pleito, com o MDB indicando o vice do PSL.
No entanto, conforme o secretário-adjunto da Casa Civil, Matheus Hoffmann Machado – que será um dos principais articuladores desse projeto em âmbito municipal – afirmou, à reportagem, que Angelo ainda não tem garantia de que irá encabeçar a chapa da futura coligação. “Ele precisará se viabilizar [politicamente]”, comentou Machado, que é homem de confiança de Douglas, tanto na Casa Civil, como no projeto político em Biguaçu.
Além de viabilizar-se politicamente para a disputa (leia-se começar a aparecer nas pesquisas de intenção de voto), Angelo terá que ter o perfil que surgirá em uma pesquisa qualitativa que o PSL irá fazer nos próximos dias. De acordo com Matheus, um levantamento será feito junto à opinião pública para identificar o que os eleitores esperam dos próximos candidatos a prefeito. A ideia é eliminar riscos de escolher um candidato muito diferente daquilo que os biguaçuenses querem.
Mais articulações
Com a aproximação do ano eleitoral, os grupos políticos e os pretensos candidatos aumentaram as conversas de bastidores. No mês de setembro, por exemplo, outro militar da reserva, Heriberto Peres, se reuniu com Tuta e André com a intenção de ingressar no MDB para ser o candidato do partido. Ele também gravou um vídeo falando de uma futura reunião com Douglas Borba para tratar de eventual filiação no PSL para encabeçar chapa.
Nas últimas semanas, o DEM tem feito reuniões para tratar das eleições municipais. O presidente do partido, o ex-vereador Marconi Kirch, já anunciou pré-candidatura.
A vereadora Salete Cardoso (PL) também já está divulgando que será candidata a prefeita da cidade.
Outra articulação ocorre em torno do nome do secretário de Saúde de Biguaçu, Daniel César da Luz, que poderá se lançar pelo PRB com apoio do deputado federal Hélio Costa.
No Podemos, o nome de Alexandre de Souza é um dos mais falados como pré-candidato. O ex-vereador José Braz da Silveira, que é filiado ao partido, também manifestou interesse em ser o candidato da agremiação.