Há menos de um ano das eleições municipais de 2020, dezenas de políticos biguaçuenses reforçaram suas atividades nas redes sociais, visando fortalecer seus nomes para o pleito que se aproxima. Facebook, Instagram e WhatsApp desses personagens passaram a ser mais ativos em busca de mostrar aos seus contatos e aos amigos deles as atividades político-partidárias. Nessa lista incluem-se mandatários de cargos eletivos e pré-candidatos. E, de certa forma, todos estão certos, pois a interação com a sociedade deixou de ser apenas de forma presencial e será cada vez mais digital, por meio da internet. E, como vimos na última eleição geral de 2018, esse modelo de difusão de informações foi fundamental na eleição de vários políticos no Brasil – incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Um dos que passaram a ser mais ativos nas redes foi o militar da reserva Heriberto Rocha Peres. Ele já anunciou que é pré-candidato a prefeito de Biguaçu e está buscando formar e fortalecer um grupo político em torno de seu projeto. Nos últimos meses, Peres passou a usar mais suas redes, principalmente Facebook. Aumentou as publicações que denotem suas ideias, como, por exemplo, ser contra aborto, links de notícias favoráveis ao governo Bolsonaro, notícias de políticos do PSL, posts que falam de intervenção militar e religiosos. Recentemente compartilhou post de um cardeal contra o Papa Francisco, devido ao Sínodo da Amazônia.
Há alguns dias ele também postou uma foto usando blazer, certamente para descarregar um pouco a imagem puramente militar, já que para ser eleito prefeito precisará convencer também aqueles que não são adeptos ao militarismo. No começo de outubro, ele enviou um vídeo através do WhatsApp falando de articulações políticas.
Outro pré-candidato a prefeito – que já era muito ativo nas redes sociais – também passou a incluir postagens que vão ao encontro de anseios sociais. O servidor público Alexandre Souza (Podemos) cresceu nas pesquisas nos últimos meses e adotou posts mais assertivos com relação à política. Na última semana, por exemplo, colocou imagem com a frase “A política deve ser sem interesse partidário, defendendo um único objetivo: construir uma Biguaçu cada vez melhor”. Religioso, sempre mostrou suas atividades na igreja. Junto com esses dois temas – política e religião – mantém suas postagens de interações sociais, como reuniões com amigos, de cerimoniais de eventos (uma de suas atividades), entre outras.
O contabilista e empresário John Kennedy (PP) foi outro que anunciou pré-candidatura há algumas semanas. Ele também é bastante ativos nas redes. Posts de cunho político estão sempre presente em seu perfil no Facebook. Fala de suas ideias – principalmente na área de economia -, dando sugestões de como fomentar negócios que melhorem a arrecadação municipal, críticas à má gestão dos recursos públicos de uma forma geral, de problemas sociais do município, homenagens em datas comemorativas, entre outras. Também vem abordando temas que tenham relação com alguma ação sua de quando foi secretário no governo Castelo, como, por exemplo, relembrar a instalação do programa Domicílio Fiscal, e de uma reunião em 2013, que teria sido o ponto de partida para a instalação de uma unidade recreativa do Sesc em Biguaçu – inaugurada na segunda-feira (28).
Outros dois pré-candidatos a prefeito – o vereador Angelo Ramos Vieira (PSD) e o ex-vereador André Clementino (MDB) – também usam suas redes, mas com menor intensidade do que os já citados até aqui. Outra diferença é que as postagens de ambos são, a maioria, de cunho mais político, como de reuniões, encontros partidários, debates com a sociedade, entre outros. Os dois pleiteiam encabeçar chapa pelo PSL – capitaneado pelo secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba. Este, contudo, ainda analisa junto com o seu grupo qual nome lançar a prefeito.
A vereadora Salete Cardoso (PL) sempre foi muito ativa nas redes sociais. Nesse quesito, ela está “anos-luz” à frente dos demais pré-candidatos. Não é atoa que ela é uma das mais faladas – quando se pensa em 2020 – , mas também é a mais rejeitada nas pesquisas recentes. Essas duas faces de uma mesma moeda, ser a preferida nas pesquisas, mas também a mais “odiada”, surge do próprio perfil dela. Salete é muito atuante em causas sociais (sobretudo aquelas que envolvem a Apae), na área do esporte, temas comunitários, entre outros. No entanto, seu estilo “pavio curto” acaba fazendo crescer o montante de gente que a rejeita como candidata a prefeita. Cardoso não leva desaforo para casa e, volta e meia, na tribuna da Câmara, dá uma resposta que desagrada alguém ou algum grupo de pessoas.
Outros pré-candidatos, como o ex-vereador Marconi Kirch (DEM) e o secretário de Saúde, Daniel César da Luz (PRB), também usam suas redes sociais para divulgação política. O primeiro mescla posts de interações familiares com eventos sociais e partidários. O segundo é mais discreto nesse aspecto, postando de vez em quando algo sobre sua atividade como secretário municipal.
Vereadores que tentarão a reeleição e pré-candidatos e vereador também apertaram o passo na divulgação em mídias sociais. Alguns, como o vereador João Luiz Luz (PP), contam com assessoria especializada em marketing digital, com artes, fotos e vídeos bem produzidos.