A Polícia Civil de Biguaçu prendeu, na manhã desta quinta-feira, duas pessoas em cumprimento a mandados de prisões preventivas expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Biguaçu. Ambos foram detidos durante a Operação Vendeta, que também cumpriu três mandados de busca e apreensão.
A representação da Polícia Civil ainda previa seis medidas cautelares diversas da prisão (proibição de manter qualquer contato com pessoas envolvidas no delito), as quais também foram deferidas pelo Judiciário da Comarca de Biguaçu.
No ano de 2014, duas famílias residentes no bairro Jardim Janaína se desentenderam dando início a uma rixa que se prolonga até os dias atuais. Em virtude dessa contenda, no dia 26 de janeiro de 2020 ocorreram duas tentativas de homicídio em Biguaçu.
De acordo com o delegado Rodrigo Dantas, “as agressões vêm se repetindo há anos e atingiram um nível de violência intolerável. Por pouco não ocorreu uma tragédia no último final de semana”.
O vocábulo “Vendeta” tem origem na Itália, especificamente na região da Córsega, e traduz disputas e desavenças familiares que envolvam a honra dos indivíduos envolvidos. Remete a crime (normalmente de homicídio) motivado por hostilidade entre famílias.
A operação contou com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da DIC e 2ª. Delegacia de Polícia de São José, e as delegacias de Governador Celso Ramos e Antonio Carlos.
As informações são da assessoria.