A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, na manhã desta quinta-feira (19), em uma entrevista coletiva, que o número de casos do novo coronavírus (Covid-19) em Santa Catarina saltou para 20. Até a tarde de ontem (18), eram 14. Na terça-feira (17), o registro era de 7. Entre os casos, quatro identificados em Tubarão são de transmissão comunitária, quando a origem do contágio não é identificada.
Ao ter o primeiro registro de transmissão comunitária o Estado passa de situação de perigo iminente (nível 2) para emergência em saúde pública (nível 3). As cidades com casos confirmados são Florianópolis, Braço do Norte, Rancho Queimado, Tubarão, Balneário Camboriú e Joinville. Um dos pacientes está internado em unidade hospitalar, ele não é idoso e não tem doenças crônicas, o que reforça a importância de todos se prevenirem.
Leia também:
Biguaçu tem 11 casos suspeitos de Covid-19; dois abandonam isolamento
Ao todo, Santa Catarina tem 177 casos suspeitos. Em entrevista coletiva o governador Carlos Moisés disse que há pacientes com suspeita da doença COVID-19 em todas as regiões do Estado. “Isso é importante para que a população entenda as medidas que foram tomadas pelo governo do Estado. A partir do momento que temos essa quantidade de casos confirmados, eles podem se potencializar em questão de dias e precisamos tomar medidas ágeis para evitar a aglomeração de pessoas e a propagação deste vírus”, destacou.
A melhor forma de combater a propagação do novo coronavírus no Estado é a prevenção. Por isso, na noite de terça-feira, 17, o governador Carlos Moisés emitiu um decreto proibindo a realização de qualquer atividade que envolva reunião de pessoas no Estado, exceto serviços essenciais, em regime de quarentena, por sete dias. A medida visa proteger a saúde dos catarinenses.