O número de casos de Covid-19 confirmados em Biguaçu chegou a 106 nesta segunda-feira (15), de acordo com divulgação de boletim feito pela Prefeitura Municipal, durante transmissão ao vivo em uma rede social. Comparado ao boletim de ontem (14), quando o registro era de 87 pacientes acometidos pelo novo coronavírus, o aumento foi de 22%. Outras 86 pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes da Secretaria de Saúde e aguardam resultados de exames para confirmar se estão ou não com a doença.
O prefeito Ramon Wollinger (PSD) reclamou, durante a live, que parte da população não está levando em consideração o risco da pandemia, inclusive deixando de usar máscaras. “Vamos manter os nosso cuidados. Está havendo sim relaxamento por parte da população e a gente está muito preocupado com isso. Falamos lá no começo que a vida tem que voltar ao normal e precisávamos voltar a trabalhar, mas tudo isso tem que ser feito de uma nova forma, com cuidados, uso de máscaras, álcool em gel, lavar as mãos”.
Leia também:
Governo confirma 13.960 casos e 199 mortes por Covid em Santa Catarina
Atualmente há três pacientes de Biguaçu com Covid-19 internados em estado grave em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) de hospitais da região. Eles precisam de respiração mecânica por comprometimento dos pulmões e dificuldade na respiração. Dois deles estão na UTI do Hospital de Florianópolis e o outro na UTI do Hospital Regional de São José. Todos já tinham comorbidades, que são complicadores para quem é infectado pelo vírus.
Ramon lembrou da importância de aumentar os cuidados com a higiene pessoal, principalmente nesse período de retomada de atividades, como o transporte público intermunicipal. “Biguaçu, São José e Palhoça liberaram o transporte coletivo e na quarta-feira Florianópolis irá autorizar o retorno do serviço. Os ônibus são locais de contágio muito grave, só que o ônibus é necessário para a vida seguir. Então é preciso manter todos os cuidados“, comentou. “Na verdade as pessoas não estão se cuidando e a gente tem que se cuidar“, disse o prefeito.