O Governo do Estado confirmou, nesta quinta-feira (18), que Palhoça receberá 20 leitos clínicos. A medida ocorre em reposta ao ofício encaminhado pelo prefeito Eduardo Freccia, em que disponibilizava o espaço das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município para a instalação de leitos de UTI.
“É uma conquista não só para a cidade, mas para a região, vai ser mais um local para atender os palhocenses, ajudando a desafogar a estrutura de saúde da Grande Florianópolis no momento mais crítico da pandemia. Nosso foco é oferecer os melhores serviços e prezar pelo bem mais precioso: a vida”, afirmou o prefeito.
Leia também:
UPA de São José só atende casos graves
UPA de Biguaçu prioriza atendimento aos casos graves
Os novos leitos serão instalados na UPA Sul de Palhoça e a expectativa é que tudo já esteja em pleno funcionamento na primeira quinzena de abril. Entre os novos leitos, dois contarão com suporte ventilatório.
Para o secretário municipal de Saúde, Rosiney Horácio, “essa é uma importante vitória para o município no combate à pandemia. Nosso trabalho é incessante, criamos o Centro de Referência no atendimento à Covid-19, destinado exclusivamente para os casos sintomáticos respiratórios e estruturamos a UPA do bairro Bela Vista, com seis leitos, quatro deles com respiradores para atender os casos graves de Covid”.
Ofício encaminhado ao Governo do Estado
Levando em consideração o avanço da pandemia, o prefeito havia enviado já no dia 22 de fevereiro expediente ao secretário André Motta Ribeiro disponibilizando os espaços físicos para a implantação de vagas de UTI nas UPAs localizadas no bairro Bela Vista e Praia do Sonho.